O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens, um dos maiores centros de reabilitação de animais do IBAMA, em Goiânia, é um verdadeiro hospital a céu aberto. Muitos bichos chegam ao local machucados e com pouca chance de retornar à natureza.
O bombeiro andou 50 quilômetros para trazer um macaquinho ferido. Na hora o animalzinho é examinado pelo veterinário, que dá o diagnóstico. “É uma fratura de coluna. Esse animal não tem condições de voltar para a natureza.”, diz o veterinário Lourival Rodrigues.
Enquanto isso, um tamanduá bandeira atropelado por uma motocicleta aguarda atendimento na gaiola. Por ser de grande porte, o animal teve de ser anestesiado. A zarabatana utilizada é bem mais moderna do que a usada pelos índios. 
A injeção com anestesia é colocada na ponta do dardo. Daí é preciso ter bom pulmão para acertar o alvo. Não demora muito e o animal tomba adormecido. Ele é levado para a sala de enfermagem. Depois de examinar todos os ossos, o veterinário dá diagnóstico.

No ano passado, o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens do IBAMA em Goiânia recebeu mais 3,8 mil bichos. Entre os bichos estão araras, gaviões, cachorros do mato e outras espécies como a harpia, que chegou ao centro depois de levar um tiro na asa. Há anos, o animal não era visto no cerrado goiano.
Depois de quatro meses no cativeiro, a harpia, maior ave de rapina do Brasil, começou a alçar os primeiros voos. Falta pouco para a enorme ave poder voltar a natureza. Tudo dependerá do desempenho dela nos testes que serão feitos nos próximos meses.


Mas no centro também tem onças e desafio é preparar as feras para voltar à natureza. O treinamento exige tempo e persistência dos profissionais que se dedicam ao trabalho de recuperação de animais que nunca deveriam ter deixado o habitat natural.
Fonte: G1